.

Como estou na vibe de falar por aqui sobre criatividade ou a falta dela, vou indicar esse livro que está entre os meus favoritos sobre o assunto, apesar de não ser exatamente só sobre isso.

Criatividade S.A. é a história da Pixar contada por Ed Catmull, presidente e um de seus fundadores. É um livro que fala não só sobre conceito criativo, mas é também um relato emocionante sobre como grandes coisas são feitas e que pra isso precisamos de pessoas livres e apaixonadas pelo que estão fazendo. Poderia dizer também que é um livro sobre confiar e correr riscos.

Em muitas páginas você se sente dentro dos bastidores da produção de todas essas animações que nos acompanham desde o primeiro Toy Story. Por exemplo, depoimentos de como uma cena seria de um jeito e acabou ficando melhor de outro, ou do roteiro original de UP!, que não estava funcionando e foi mudado para a versão que conhecemos, ou da equipe que gastou um tempão criando detalhes de uma cena de Monstros S.A. que ninguém ia perceber, ou de como uma pergunta mudou todo o rumo de Toy Story 2. É cheio dessas coisinhas que, de certa forma, temos alguma intimidade, e isso deixa uma sensação boa de descoberta. 

Na outra grande parte do livro o assunto principal é relacionamento. Ed Catmull mostra como é a cultura da Pixar, sobre como toda a equipe é encorajada a falar e trazer suas ideias. Lá existe um princípio básico de que a inspiração pode vir de qualquer lugar.  

Criatividade S.A. ainda traz detalhes sobre fusão Pixar e Disney (essa é outra parte muito interessante), sobre os momentos de crise e como foram superados e ainda tem um capítulo final emocionante sobre Steve Jobs.

Outra coisa: A capa é maravilhosa. <3 Leiam!

 

Téo Brito é sócio da Printerama, designer, VJ da MtéoV e contra o futebol moderno.
instagram | twitter⠀⠀⠀